quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dança


A dança clássica, também conhecida como ballet, é um tipo de dança que reúne uma série de técnicas e movimentos específicos. Por outro lado, o ballet é o nome que permite fazer referência à peça musical composta para ser interpretada através da dança.
Esta dança surgiu durante o Renascimento, na altura em que os casamentos e os eventos aristocráticos eram celebrados com bailarinos da corte, os quais mostravam as suas destrezas. Com o passar do tempo, os movimentos e os passos foram-se aperfeiçoando.
O ballet pode constituir uma peça autónoma ou ser intercalado dentro de uma ópera ou de uma obra de teatro. 
A dança clássica exige uma grande concentração por parte do bailarino, o qual deve executar movimentos corporais com muita precisão, coordenação e graciosidade. O treino é imprescindível, já que muitas das formas do ballet requerem elasticidade e flexibilidade.
No entanto, esta prática é arriscada, pois é necessário uma grande força nas pernas e pode causar lesões ou fracturas, para além das dores causadas nos dedos dos pés.
O vestuário ocupa um papel fundamental na dança clássica. Os bailarinos usam roupa aderente ao corpo de modo a que os seus movimentos possam ser apreciados com maior facilidade. Calçam sapatilhas de dança com sola flexível e pontas dotadas de protecções, permitindo que a bailarina possa sustentar todo o peso do corpo com a ponta dos pé.


Um comentário: